Teatros
Teatros


 

TEATRO ARTHUR AZEVEDO


Endereço: Rua do Sol 180, Centro.

Segundo teatro mais antigo do Brasil, foi fundado com o nome de Teatro da União por dois comerciantes portugueses em 1817. No projeto original, o teatro se estenderia até o Largo do Carmo, mas acabou reduzido por um veto da Igreja. Baseado no chamado teatro de plateia italiano, em formato ferradura, apenas em 1922 ganhou o nome atual. Funcionou como cinema entre 1940 e 1966 e, abandonado, acabou em ruínas. Em 1989, quando apenas a fachada original ainda resistia, foi demolido e reconstruído de acordo como o projeto original. Atualmente tem capacidade para 750 espectadores, distribuídos por quatro andares. Os espetáculos são gravados por um circuito profissional de vídeo instalado no teatro e retransmitidos pela TV Senado.

 

 

 

 

TEATRO JOÃO DO VALE


Antigo galpão construído na década de 50 como depósito de açúcar, foi adaptado para apresentações artísticas, o Teatro João do Vale encontra-se situado na Rua da Estrela, bairro da Praia Grande. Foi inaugurado no ano de 1995 e é um dos centros culturais mais importantes da Cidade. Nele se realizam vários espetáculos e manifestações culturais durante todo o ano.


João Batista do Vale – João do Vale nasceu em Pedreiras-MA, em 11 de outubro de 1933, no povoado de Lagoa da Onça. Foi ajudante de caminhão, biscateiro, garimpeiro, pedreiro e muito mais. Vendeu frutas na Praia Grande e ali compôs as suas primeiras melodias, inspiradas no seu passado em Pedreiras e influenciado por cantigas africanas e religiosas, transformando palavras simples em poesia. Em 1964 integrou o espetáculo musical Opinião, que imortalizou a música carcará na voz da baiana Maria Betânia. Em 2001 foi eleito, dentre várias personalidades, o maranhense do século.

 

 

 

 

TEATRO ALCIONE NAZARÉ


Inaugurado em 1988, o Teatro Praia Grande, concebido inicialmente para receber grupos amadores, em 89, em razão do fechamento do Teatro Arthur Azevedo, se transformou na única alternativa para os artistas, amadores e profissionais, de São Luís.


Ao longo de sua existência vem passando por dificuldades parcialmente superadas pelos dirigentes desta Casa. Entretanto, apesar disso, vem brindando a sociedade maranhense com apresentações de excepcional valor, como a realizada em l991 pelo pianista Arthur Moreira Lima, de fama internacional, dentro do projeto cultural do Banco Sudameris Brasil e o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão.


No seu repertório o pianista Moreira Lima contemplou grandes vultos da música nacional e internacional, como Ernesto Nazareth, Chopin, Radamés Gnatalli, Dorival Caymi e Heiltor Villa Lobos.


Ainda no ano de 91, o hoje saudoso professor Reinaldo Faray, pelo “Centro Educacional de Dança”, apresenta o “Gala 91”, com a participação de Ana Botafogo, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.


Como a arte fala mais alto e o espetáculo não pode parar, o TPG continuou apresentando uma programação envolvendo valores artísticos e de outros estados, mesmo em precárias condições de utilização: shows de Rosa Reis, Roberto Brandão, Gabriel Melônio, Núbia Maranhão e tantos outros valores da terra abrilhantaram as pautas do TPG.


Na década de 90, o TPG foi palco de apresentações de atores renomados da cultura nacional, como: Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, além dos grupos de dança “O Corpo” e o “Balé Stagiun”.


Em 1995, no dia 7 de julho, o Teatro Praia Grande passa a denominar-se “Teatro Alcione Nazaré”, homenagem da governadora Roseana Sarney à cantora maranhense.


Em janeiro de 97, o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho fica desativado, retornando em setembro de 1999.


Nos anos seguintes o Teatro Alcione Nazaré prosseguiu a sua programação sob a direção de Arlindo Carvalho, e após sete meses de desativação para reforma, o TAN teve a sua reabertura oficial no dia 06 de julho de 2006, quando foi encenada a peça “Dorotéia - Farsa Irresponsável”, já na direção do CCOCf a atriz Giselle Vasconcelos.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.7/5 (300 votos)




ONLINE
1