São José de Ribamar-MA
São José de Ribamar-MA


 

 

 

São José de Ribamar é o terceiro município mais populoso do Estado do Maranhão. Sua população é de 162.925 mil habitantes segundo censo do IBE em 2010. Pertence à Região Metropolitana de São Luís. É um dos quatro municípios que integram a Ilha de São Luís. Situada no extremo leste da Ilha, de frente para a Baía de São José, dista cerca de 32 km do centro da capital maranhnese.

 

O nome da cidade é em homenagem ao padroeiro do Maranhão. Na cidade de Ribamar encontra-se um dos santuários mais importantes do Norte-Nordeste.

 

Seu nome atual decorre da seguinte lenda: um navio que vinha de Lisboa para São Luís desviou-se de sua rota e em plena Baía de São José, esteve ameaçado de naufrágio por grandes tempestades e vagalhões. Os tripulantes invocaram a proteção de São José, prometendo erguer-lhe uma capela na povoação ao longe avistada. Tal foi a contrição das súplicas, que imediatamente o mar acalmou-se. E todos chegaram a terra são e salvos. Para cumprir a promessa, trouxeram de Lisboa uma imagem de São José, entronizando-a na modesta igrejinha então erguida, de frente para o mar. Mas devotos residentes na antiga Anindiba dos indígenas, atual município de Paço do Lumiar, entenderam que a imagem deveria ser levada para a ermida daquela povoação. Sem que ninguém percebesse, realizaram seu intento. No dia seguinte, porém, viram que a imagem ali não mais se encontrava, pois voltara, misteriosamente, à capela de origem. Repetiram a transferência e colocaram pessoas a vigiar o santo, para que ele não voltasse a Ribamar.

 

São José, entretanto, transformando seu cajado em luzeiro, desceu da Igreja de Anindiba e, protegido por njos e santos, regressou a Ribamar. E o caminho por onde ia passando o celeste cortejo, encheu-se de suaves rastros de luz. Somente assim compreenderam os moradores de Anindiba que o santo desejava permanecer em sua capela, de frente para o mar.

 

Tempos depois, quando da construção de uma nova igreja, resolveram fazê-la de frente para a entrada da cidade - intento não alcançado porque as paredes da igreja várias vezes ruíram, até que os fiéis compreenderam que ela deveria permanecer voltada para o mar.

 

No aspecto cultural o município apresenta o “Lava-Pratos”, festa essa que acontece sempre no final de semana após o carnaval tradicional. O evento é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada carnavalesca no Estado. Essa festa é um dos destaques da cidade: no primeiro fim de semana após quarta-feira de cinzas, mais de 200 mil pessoas se reúnem para assistir um desfile dos tradicionais blocos do carnaval de São Luís.

 

São José de Ribamar é um santo de grande devoção do seu povo. Daí a profusão de Josés e Marias de Ribamar entre os maranhenses que adotam "de Ribamar" como um segundo nome em homenagem religiosa. A festa do seu milagroso santo padroeiro é famosa e acontece durante dez dias, em data móvel do mês de setembro, sempre por ocasião da lus cheia.

 

Outro passeio de um dia, nos arredores da cidade é uma visita à cidade histórica de São José do Ribamar, distante 32 km do centro de São Luís. A cidade é o principal destino da fé no estado. A igreja da cidade, que só se manteve intacta quando foi construída de virada para o mar, homenageia o santo protetor dos pescadores. Cerca de 500 mil romeiros visitam Ribamar no mês setembro, quando depositam os ex-votos na Casa dos Milagres e visitam a estátua de 17,5 m erguida para o protetor.

 

Os principais pontos turísticos de São José de Ribamar são: Monumento a São José de Ribamar, Igreja de São José de Ribamar, Gruta de Nossa Senhora de, Lourdes, Casa dos Milagres, Museu dos Ex-votos, Loja de Artesanato, Cais , Poço da Saúde,Centro de Cultura e Turismo (local de exposições mensais de variados temas), Balcão de Informações Turísticas (Praça da Matriz e Panaquatira), Mirante São José, Parque da Cidade e Praias(Pana Quatira, Ponta Verde, Jajaraí, Juçatuba, Caúra e Boa Viagem)

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.7/5 (300 votos)




ONLINE
1