Culinária
Culinária


Quem chega a São Luís não deixa de realizar uma aventura culinária inesquecível. Com uma culinária saborosa e farta, destaca-se nos frutos do mar, como peixada, tortas, caldeirada, vatapá, caruru, cuxá. Os caranguejos, peixes, camarões são disputados em restaurantes e bares à beira-mar. Mas não é só isso. A cozinha regional oferece carne-de-sol com pirão de leite e manteiga de garrafa.


A típica cozinha maranhense é também caracterizada pelo cuscuz de milho, bolo de macaxeira, macaxeira cozida, queijo coalho, canjica, pamonhas, o pé-de-moleque, o beiju, à base de tapioca, amendoim, arroz doce e cuscuz de coco. 

 

As frutas regionais, além da bela aparência de suas cores, são deliciosas. Temos aqui cajá, caju, manga, mangaba, graviola, pitanga, acerola, sapoti, bacuri, abricó, que são usados no preparo de deliciosos sucos, doces e bebidas regionais.


O mar é o provedor de uma lista de iguarias que começa a seduzir a partir do nome, preparada no calor dos temperos indígenas,portugueses e africanos. É imperdoável visitar São Luis e não se entregar sem reservas as delicia como arroz-de-cuxá, caldeirada de camarão, sururu ao leite de coco, torta ou patinha de caranguejo e peixe frito serra ou pescada, sem esquecer o arroz branco e uma boa farinha d‘água. Para refrescar, sucos de nomes e sabores exóticos: cupuaçu, bacuri, cajá, murici, sapoti ou ainda juçara (o açaí dos paraenses), que pode ser degustado puro ou acompanhado de peixe frito ou camarão seco, quando vira refeição completa. Refrigerante em São Luis é sinônimo de Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa. Quem gosta de um aperitivo antes de sentar à mesa, pode experimentar, com moderação, a tiquira, aguardente de origem indígena à base de mandioca, de incontestáveis poderes afrodisíacos.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.7/5 (300 votos)




ONLINE
1