Carolina-MA
Carolina-MA


 

 

 

O município de Carolina encontra-se localizado no sul do estado do Maranhão, na região do Vale do Tocantins, a cerca de 650 km da capital maranhanse. Sua população estimada é de aproximadamente 30 mil habitantes. O acesso à cidade pode ser feito através de diversas rodovias, podendo incluir um trecho por balsa; as principais estradas são a TO-050 e BR-153, para quem parte de Palmas e as BR-135, BR-222, para quem sai de São Luiz.

 

Sua beleza, simplesmente encanta, por ser uma cidade pequena e pitoresca, mas com inúmeros atrativos, partindo principalmente de sua natureza. Além da beleza, Carolina encanta pela tranqülidade e simplicidade, que proporciona uma boa qualidade de vida.

 

Seu grande diferencial é que esta cidade soube conservar todo seu patrimônio natural e cultural, que hoje servem como atrativos turísticos. Como exemplo, podemos citar seu patrimônio arquitetônico colonial e 22 rios. Foi devido à grande vastidão de recursos hídricos, que Carolina recebeu o carinhoso apelido de “Paraíso das Águas”. É essa natureza que hoje atrai turistas à região, onde é possível desfrutar de várias atrações, como cachoeiras, trilhas e de toda paisagem. Nos meses de julho a setembro, o movimento na cidade é ainda maior, devido às praias fluviais do rio Tocantins.

 

 

Dentre todas as atrações de Carolina-MA, destacam-se:

Cachoeiras da Pedra Caída: É o primeiro ponto turístico importante do Sul do Maranhão. Possui três quedas dágua maiores, sendo que na Gruta do Amor a água despenca a uma altura de 46 metros em uma série de pequenos saltos, além de grande piscina de água corrente. Fica à 50 metros da BR-010, 35 Km distante de Carolina estando em propriedade privada.

 

Cachoeiras do Itapecuru: Você encontrará duas quedas dágua (18 m e 20 m) que formam uma enorme piscina natural com rochas que a circundam, praias e pequenas ilhas. Também há uma hidrelétrica da década de 40, desativada. As cachoeiras ficam junto à BR-230, 33 Km distante de Carolina. Fica em propriedade privada.

 

Cachoeiras do Rio Farinha: É preciso de um carro com tração nas quatro rodas para se chegar às cachoeiras de São Romão, do Prata e do Farinha, as três no rio Farinha, afluente do rio Tocantins. Atualmente estão sendo ameaçadas pela construção de uma hidroeletrica, cuja obra está parada. As cachoeiras ficam em propriedades particulares.

 

Praia do Tocantins: Conhecida por todos que passam pela região sul do Maranhão, o local é bastante cheio. Apesar de serem mais conhecidas como as praias de Carolina, elas aparecem do lado do Estado de Tocantins, na cidade de Filadélfia. As praias começam a aparecer quando o rio baixa, a partir do mês de junho e só desaparecem no final do mês de agosto.

 

Ilha dos Botes: Fica à 5 Km de Carolina, à rasante do rio Tocantins, com acesso de barco e de carro saindo pelo bairro do Brejinho. De carro você poderá deixá-lo à margem do rio, num amplo estacionamento, para então pegar o barco que o transportará para a Ilha, distante apenas 100 metros. Lá encontrará bar e restaurante e até barracas (de palha) que lhe permitem pernoitar.

 

Morro das Figuras: Próximo à cachoeira da Prata, a 40 km de Carolina com formação rochosa com diversas inscrições rupestres recentemente descobertas por arqueólogos, que acreditam ser de autoria de índios craôs descendentes dos tupis-guaranis.

 

Morro do Chapéu: Com seus 378 metros de altura. Leva o nome por causa do formato.

 

Morro do Portal: De fácil acesso, mas só pra quem conhece bem o local (deve se subir por trás) . O morro que fica na estrada para as cachoeiras da Pedra caída, possibilita impressionante visão da chapada das mesas. Além disso, fato interessante é que em uma das paredes do morro há uma cratera com o formato do mapa do Estado do Tocantins.

 

Passagem Funda: Caverna onde vive numerosa população de morcegos.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.7/5 (300 votos)




ONLINE
2