Artesanato
Artesanato


O artesanato é um trabalho que mostra a criatividade e riqueza cultural de um povo. É assim o artesanato maranhense. A riqueza do artesanato encontrado em São Luís-MA é fruto da mistura de povos e da diversidade natural que compõe o Maranhão. 


Enfeites, roupas, calçados, bebidas e doces. Basta uma visita ao Centro Histórico de São Luís e no CEPRAMA (Centro de Comercialização de Produtos Artesanais) se pode ver a variedade de artefatos provenientes da produção artesanal do Maranhão, marcados pela criatividade de uma tradição popular que vem sendo aprimorada na capital maranhense.



Os artefatos só se tornam símbolos da cultura maranhense depois que os objetos, geralmente inspirados em ícones da cultura regional, ganham novas formas e cores pelas mãos dos artistas locais. Entre as matérias-primas estão artigos como algodão, couro, madeira, argila e até fibras de plantas como guarimã, babaçú e buriti. A mais comum é a palha do buriti, de onde se extrai uma fibra versátil e resistente que dá origem a dezenas de peças comercializadas nas lojas e mercados dos centros de artesanato como bolsas, tapetes e chinelos.



Em São Luís, as miniaturas retratando personagens típicos da cidade também estão entre os itens mais concorridos nas lojas. Durante todo o ano, os "boizinhos", pequenas e delicadas réplicas dos bois dos grupos de bumba-meu-boi da capital, são os mais procurados. Mas os campeões de vendas em qualquer época do ano, segundo os lojistas, são as réplicas dos azulejos portugueses da bela arquitetura de São Luís podendo ser levadas para casa em forma de lembrança, cujos originais ainda podem ser encontrados em alguns casarões históricos da cidade.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.7/5 (300 votos)




ONLINE
1