Alcântara-MA
Alcântara-MA



Alcântara é um município do Estado do Maranhão, integrante da Região Metropolitana de São Luis. Sua população estimada em 2004 era de 22.165 habitantes. Possui uma área de 1495,6 km².

 

A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início doSéculo XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No Século XIX a cidade entra num período de decadência.

 

Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Na América Latina o CLA é o único concorrente do Centro Especial de Kourou situada na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.

 

Fica também perto desta cidade a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo ("festa do Divino") é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos de graça "licores" e doces.

 

Alcântara apresenta como principais pontos turísticos: o Museu Histórico e Artístico de Alcântara, ilustra a opulência da cidade quando esta era habitada por ricos barões; o Pelourinho, sendo um dos mais importantes atrativos de Alcântara, decorado com as armas do império, é hoje o mais bem conservado do país; a Casa de Câmara e Cadeia, prédio esse do final do século XVIII, onde antigamente funcionava a cadeia. Hoje é sede da Prefeitura; a Praça da Matriz, Largo quadrangular cercado de casarões, abrigando o pelourinho e as ruínas da igreja de São Matias. Suas árvores são centenárias; a Casa do Imperador, construção inacabada. O prédio hospedaria o imperador D. Pedro II, em uma visita que nunca faria à Alcântara. Igreja e Convento do Carmo - Em estilo barroco, o conjunto é remanescente do século XVII. Mais de cem anjos esculpidos em talha dourada ornamentam seu altar; a Casa do Divino, onde Parte das festividades do Divino Espírito Santo é realizada e em suas dependências estão expostas mesas, altares e instrumentos utilizados durante as comemorações, a Fonte das Pedras, construída no século XVIII, para abastecimento de água; a Fonte do Mirititiua, construída no início do século XVIII. 

 

Outros pontos turísticos são: a Capela do Desterro, a Igreja e Convento do Carmo, o Cavalo de Tróia, a Praia dos Barcos, a Praia de Itatinga, a Praia do Livramento, a Praia da Baronesa, a Praia de Itaperaí, a Ilha do Cajual e a Ilha do Livramento.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.7/5 (300 votos)




ONLINE
1