Aeroporto
Aeroporto


Em 1942, uma pista de grama medindo 900m (a pista 09/27), que atendia a Base Aérea do Exército Brasileiro, era o único meio que São Luís dispunha para receber voos. A Base Americana (exército e marinha) passou a funcionar em 1943 e foi construída a pista 06/24, com pavimentação asfáltica. Em 1946, as instalações foram entregues ao Ministério da Aeronáutica.

 

Em 1974, o então Ministério da Aeronáutica transferiu à Infraero a jurisdição técnica, administrativa e operacional do aeroporto Marechal Cunha Machado. O atual terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado/São Luís foi inaugurado em 06 de fevereiro de 1998.

 

O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado é a principal porta de entrada do Estado do Maranhão e contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado. O Estado do Maranhão e em especial a área de influência metropolitana, da capital São Luís, vem se destacando como pólo de investimentos industriais e turísticos com oportunidades de crescimento econômico sustentável, promoção da inclusão social e redução das desigualdades regionais.

 

A Infraero, por meio do Aeroporto Marechal Cunha Machado participa desse contexto ampliando continuamente seu padrão de atendimento e prestação de serviço, investindo em treinamento de pessoal, modernização das instalações e equipamentos, adaptação da infraestrutura para viabilizar a acessibilidade de todos, bem como, a promoção de eventos de logística para alavancar ainda mais os setores de movimentação de cargas internacionais e domésticas.

 

Atualmente, o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado dispõe de uma área comercial, com lanchonetes, agência de viagens, loja de artesanatos, bancos, correios, locadoras de veículos, loja de moda praia e de óculos esportivos, etc. A malha viária liga o Maranhão de Norte a Sul do país, a infraestrutura é composta por um terminal de passageiros com 10,7 mil m², climatizado, estacionamento para 242 vagas, salas de embarque e desembarque, escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, duas pistas de pouso e decolagem, a maior delas medindo 2.385m x 45m é dotada de ILS Cat 1 (voo instrumento), que permite atender as mais diversas situações de pouso e decolagem com relevante segurança operacional.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 4.7/5 (300 votos)




ONLINE
1